19 de abril de 2011

quase fim, quase começo

Se formar não é ruim. Se o emprego demorar a gente pede empréstimo pra mãe, vai levando. Se o mestrado não vingar a gente espera mais um pouco, vai ver a banca acostuma com a nossa cara e resolve dar uma chance. Se não tiverem planos mirabolantes para abrir uma empresa de sucesso, a gente toma cerveja pra esperar o insight.
Acontece que alguém precisa dizer isso pra gente em voz alta, com uma carta, placa, outdoor, post it. Que o amor dos pais, dos amigos, do namorado, não vai acabar se a gente resolver ir pra outro lugar. Que desempregado pode ser interessante. Que o TCC não é a última vez que a gente vai abrir o Word. Que a gente vai poder ver os (ex)colegas sempre que sentir saudade, vai poder continuar tomando mate junto e vai poder continuar reclamando das mesmas coisas.
Alguém deveria esperar a gente na frente da faculdade e dizer: “Vocês sempre vão poder voltar”. Dizer que a gente deixou um pouquinho de si ali, que fez alguma diferença a nossa presença e dedicação esse tempo todo.
Eu não quero ter medo de me formar, mesmo que já tenha, mesmo que o medo seja misturado à vontade de colocar logo a cara no mundo. É um medo bom. Um medo de quem não se imagina fazendo outra coisa além do que faz. É um medo que nos faz aproveitar melhor esse último ano de decisões inacabáveis. Inacabáveis até o momento que a gente decidir fazer outra coisa.
Seria muito bom ouvir isso de alguém, mesmo que seja de mim mesma. Mesmo que eu seja quem cole o post-it no espelho, mesmo que eu seja quem diga que essa (ainda) não é a hora de borrar a maquiagem e que ainda tem muita coisa pela frente.
Tem quem diga que se fim fosse bom, era começo. Anotei no papelzinho que a gente deve ficar alegre, porque felizmente, tem os dois.


9 comentários:

Cla disse...

Eu posso te dizer (escrevendo) que de formar é uma das melhores coisas do mundo. E ter medo disto tb...Assim como a gente tem medo do primeiro encontro, da primeira viagem, da primeira briga, do primeiro trabalho em grupo e do bom e velho primeiro dia de aula.

Clá disse...

*SE formar (deixar de fazer trabalho prejudica a digitação)

Amor Estranho Amor disse...

Oiii, adorei seu blog, to te seguindo, dah uma olhada no meu blog.

www.amorestranhoamor.blogspot.com

bjus

pcqpig disse...

Welcome to our online store! Our MBT Shoes Online are all from original factory and had got the best reputation among the online stores. We offer 50%-70% Discount Nike Air Jordan and FREE Shipping. If you have any question please do not hesitate to contact us!

Prof. Marco Aurélio Buzetto disse...

Belo blog...

Sou escritor e possuo alguns blogs sobre poesia e literatura. Se puder, dê uma passada:

http://marcoaureliobuzetto.blogspot.com
http://sejaoleitor.blogspot.com
http://eusourebecavon.blogspot.com

Parabéns pelo blog. Até mais.

Um brasileiro disse...

ola. muito bom aqui. interessante. apareça por lá. abraços.

Anônimo disse...

Adorei seu blog, estou te seguindo apartir de hj...Estou ha muito tempo sem estudar, seus textos são lindos, sua inspiraçao?! peguei alguns ok! Preciso muito gostar de ler literatura, poesia... que nem sei por onde comecar, nossa ligua portuguesa é tão linda e complicada. Nunca fui boa em matéria de português...não tenho blog.Ass Cris

carol disse...

Adorei! E resolvi dizer, através do teu post, pras amigas formandas. Ah, e é bom mesmo que todos saibam que desempregados podem sim ser interessantes hehee Besitos

milena disse...

Lanna adorei teu texto, compartilho dos mesmo medos e penso sempre que ainda não é hora de borrar a maquiagem. Vamo que vamo rumo ao começo.